Crescimento do PSD é alternativa à polarização, diz cientista político

Matéria no Valor Econômico desta segunda-feira, 26, traz uma análise do cientista político Jairo Nicolau, professor e pesquisador da FGV CPDOC sobre o fortalecimento dos partidos com o pleito municipal deste ano. Na avaliação, o especialista afirma que a eleição de 2024 fará com que o PSD provavelmente se consolide como uma sigla de centro-direita – “âncora num sistema polarizado”, nas palavras de Nicolau. Segundo ele, o PSD é uma das três forças na qual a política nacional vai se organizando em torno.

“O PSD cresceu em todas as eleições que disputa, ele elege mais deputados, mais vereadores, mais prefeitos”, diz o pesquisador. “O partido está conseguindo se impor como alternativa em meio à polarização”.

Para Jairo Nicolau, a força da sigla também se dá pela gestão do seu Presidente Nacional, Gilberto Kassab: “Como o PSD da República de 1946, os estados têm muita autonomia no partido. Ele dá autonomia para as lideranças estaduais operarem. Na eleição presidencial, o partido não fechou questão. O Kassab apoiou o Lula, mas não foi a bancada inteira”.

Fonte: Valor Econômico

Em entrevista, Sargento Trindade destaca suas ações nas áreas de segurança e educação

Na série de entrevistas realizada pela Rádio Uirapuru com os 21 vereadores da legislatura 2021/24 de Passo Fundo, o vereador Sargento Trindade (PSD) destacou que o foco do seu mandato na Câmara de Vereadores foram ações nas áreas de segurança e educação. De acordo com ele, devido ao seu tempo de trabalho na Brigada Militar, passou a acreditar que ações em segurança e educação precisam caminhar paralelamente.

Sargento Trindade afirmou que recursos investidos na educação fazem economizar gastos no futuro com a segurança pública. Apesar desses focos no mandato, o vereador lembrou que, ao assumir uma cadeira no Legislativo Municipal, o candidato precisa também atender a todas as necessidades e os anseios da comunidade que o elegeu. Sargento Trindade destacou que cumpriu praticamente todos os seus objetivos propostos durante a sua campanha. Ao todo, foram cerca de 17 projetos de lei propostos por ele durante os três anos e meio de atuação como vereador.

Um deles foi a instalação de câmeras de vídeo-monitoramento no interior de Passo Fundo. De acordo com o vereador, a instalação das câmeras traz mais segurança para a comunidade rural. O vereador afirmou acreditar que os sistemas de monitoramento ajudaram a reduzir a incidência de crimes como furto e roubo de veículos, a propriedades rurais e abigeato.

Questionado se a Câmara cumpre o seu papel de ser representante do povo, Sargento Trindade afirmou que o Legislativo de Passo Fundo conta com representantes dos mais diversos segmentos, como professores, bairros e entidades de classe. Apesar disso, destacou que a Câmara precisa estar mais próxima da comunidade: “A população precisa participar não só de votações polêmicas, mas de todas as sessões, para exigir e cobrar os seus representantes”, disse.

Fonte: Rádio Uirapuru

Rosângela Negrini participa da apresentação de pesquisa inédita do Instituto Quaest

Na manhã da quinta-feira (15), a Tesoureira do PSD-RS, Rosângela Negrini, acompanhou a apresentação da pesquisa “Representatividade e participação feminina na política”. Rosângela fez parte do grupo de Coordenadoras do PSD Mulher de estados de todas as regiões do Brasil, que analisaram o levantamento por videoconferência. A pesquisa é uma ação inédita do Instituto Quaest, que contou com seis mil entrevistas domiciliares em todo o país durante o mês de julho. Os dados foram repassados pelo cientista político Felipe Nunes, CEO do Instituto, e trazem amplo panorama da participação de mulheres na politica, podendo servir de baliza para o planejamento de ações do PSD Mulher nos estados e outras discussões para maior presença feminina na política.

Entre as várias dimensões do levantamento, quase 90% pontuaram que mulheres deveriam ocupar mais cargos públicos. Além disso, registraram diferentes aspectos do grau de confiança em mulheres para a solução de questões da administração pública.

Na apresentação, o cientista político Felipe Nunes ressaltou que o estudo, visando trazer explicações originadas na opinião popular para a sub-representação feminina, optou por traçar comparativo com pesquisa feita em setembro de 2023 nos Estados Unidos, pelo Instituto Pew Research.

A pesquisa foi feita em todas as regiões do Brasil, considerou dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostragem por Domicílios do IBGE) para calcular os padrões estatísticos.

Alda Marco Antonio, coordenadora nacional do PSD Mulher, destacou a iniciativa do levantamento, lembrou que o PSD estrutura atividades pelo Brasil visando fortalecer a participação feminina no processo político e ressaltou que o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, oferece apoio institucional, para promoção de diferentes iniciativas – citou que programa promovido em estados de todo o país em parceria com o Insper para formação política de mulheres.

Alda também reafirmou a importância da disputa eleitoral deste ano, e o incremento ao significado da expressão “feminista” (tema que também constou da pesquisa e mostrou que a expressão cresce em aceitação). “A vereadora, por exemplo aquela que atua na cidade do interior e tem ações e discursos contundentes por vezes enfrentando a figura do homem, como o prefeito, enfrenta constrangimentos e encontra dificuldades. Mas ao tempo em que jogamos luz sobre esse tipo de coisa, se revela cada vez mais, as mulheres se preparam e lutam de forma coletiva por seu espaço, e no PSD tratamos a formação e preparação feminina com realismo e intensidade”, disse.

“Tenho convicção de que todas as mulheres presentes para acompanhar esse estudo, tão amplo e efetivo para o PSD Mulher, vão absorver essas reflexões e aproveitar para a sua atuação”, disse Ivani Boscolo, secretária nacional do PSD Mulher.

O presidente Gilberto Kassab acompanhou a apresentação inicial de Felipe Nunes e ressaltou a importância de preparação política, além de pontuar que o PSD lança candidaturas femininas com qualificação em todo o país.

Fonte: PSD Mulher Nacional

Jairo Jorge participa do PodCisc Eleições 2024

Nesta semana, o candidato à reeleição para Prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), gravou sua participação no PodCics – Eleições 2024. No programa, Jairo teve a oportunidade de apresentar ideias e compartilhar os projetos que serão propostos durante a campanha eleitoral.

O PodCics – Eleições 2024 é realizado pelos jornalistas Marco Leite, do Notícias da Aldeia, Rodrigo Becker do Blog Seguinte e Bruno Lara da GBC, como convidado. O jornalista e corretor imobiliário Guilherme Manfroi, diretor da CICS Canoas, é o mediador e representante da entidade.

“Mais do que nunca, agora é a hora de mostrarmos nossa capacidade de superação e resiliência, com a certeza e a confiança de quem conhece os desafios e sabe como superá-los. Vamos juntos construir o futuro que nossa cidade merece!”, disse Jairo Jorge em sua participação.

Os episódios estarão disponíveis a partir do dia 20 de agosto no YouTube e Spotify da CICS Canoas.

Pedro Almeida fala ao GZH sobre seus planos para a prefeitura de Passo Fundo

Na terceira de três entrevistas exclusivas com os pré-candidatos à prefeitura do município, o GZH Passo Fundo entrevistou o prefeito Pedro Almeida (PSD), que concorre à reeleição. Pedro compõe chapa com Volnei Ceolin (MDB) para vice, representando uma coligação entre o PSD, MDB, Progressistas, PSB, Cidadania e PSDB.

Em conversa com a jornalista Eduarda Costa, o pré-candidato falou sobre os programas aos quais quer dar seguimento, as prioridades e o que julga que ainda falta fazer. Entre os temas abordados, Pedro Almeida falou sobre as ações tomadas durante a pandemia; o plano de contingência em andamento para eventos climáticos imprevisíveis; o fortalecimento do setor produtivo para ampliação de negócios, emprego e renda; o investimento em educação e a promoção da assistência social.

“Espero que a gente consiga trazer tudo o que foi realizado ao longo desses anos pelo nosso time de governo. Isso inclui os projetos em andamento e os que ainda devemos entregar, e que têm transformado a cidade ao longo do tempo”, declarou Pedro.

Confira a entrevista exclusiva em GZH pelo link: https://encurtador.com.br/nbeOJ

Fonte: GZH Passo Fundo
Foto: Eduarda Costa / Agencia RBS

Gio Krug destaca a importância da independência entre os poderes em Passo Fundo

Em entrevista ao jornalista Mateus Pirolli, com o apoio da jornalista Sabrine Paludo, o vereador Gio Krug (PSD) foi entrevistado pela rádio Uirapuru na série de entrevistas com os 21 vereadores de Passo Fundo.

Gio Krug destacou que, durante seus três anos e meio de mandato, foi responsável por várias leis que impactam a vida da população no dia a dia. Uma delas é a Lei do Poste Limpo, uma iniciativa que já está na quinta edição e é responsável pela retirada de fiações em desuso. Ele também salientou seu papel de representante da Brigada Militar na Câmara, classe da qual faz parte e que o ajudou a eleger-se nas eleições de 2020.

Além disso, Gio afirmou que seu principal foco no mandato foi escutar a população e verificar seus problemas e demandas, criando um diálogo entre o Legislativo e os moradores locais. Questionado sobre se conseguiu cumprir os objetivos iniciais propostos para o seu mandato, o vereador destacou que sempre prometeu trabalhar e vem cumprindo isso 24 horas por dia. Segundo ele, é necessário estar sempre à disposição para dar uma resposta à população e tentar ajudar, independentemente do problema.

Ainda na entrevista, Gio Krug destacou sua participação na Comissão de Finanças. Segundo ele, é uma das comissões mais importantes da Câmara, já que possui responsabilidade sobre o dinheiro e todas as demandas fiscais. Perguntado sobre se existe independência entre os poderes em Passo Fundo, Gio Krug salientou que existe uma boa relação entre Executivo, Legislativo e Judiciário na cidade, algo que é essencial para o bom andamento dos trabalhos. Segundo o vereador, caso essa relação seja ruim, não há como existir políticas públicas eficientes. Gio afirmou que Passo Fundo possui a sorte de contar com Executivo, Legislativo e Judiciário bem independentes.

O vereador finalizou dizendo que a população possui a oportunidade de avaliar o trabalho de todos os vereadores durante as eleições e reeleger aqueles candidatos que realizaram um bom trabalho.

Fonte: Rádio Uirapuru